quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aquecedor Solar

Sistema de aquecedor solar no telhado da Casa Sustentável
Mayara da Quinta

Em mais um capítulo de “Pedaços da Sustentabilidade”, hoje você vai conhecer mais um benefício ambiental da Casa Sustentável do CEA Polonês. O sistema de aquecedor solar doado pela Transsen foi instalado no telhado e tem um funcionamento bem simples.

Composto por placas que absorvem a radiação solar e por um reservatório para água aquecida chamado Boiler o sistema funciona da seguinte maneira: O calor do sol é captado pelas placas e transferido para água que quando aquecida é armazenada no Boiler.

O sistema não polui nem prejudica o ecossistema e gera economia de energia refletida no barateamento na conta. Não influi no efeito estufa e nem agride a natureza gerando intervenção direta na preservação do Meio Ambiente

O tamanho do reservatório térmico e a quantidade de placas necessária variam de acordo com o nível de radiação solar no local, o tipo de construção da casa e a quantidade de pessoas, na residência ou empreendimento.

“Para maximizar o aproveitamento da radiação solar, pode-se ajustar a posição do coletor ou painel solar de acordo com a latitude local e o período do ano em que se requer mais energia. No Hemisfério Sul, por exemplo, um sistema de captação solar fixo deve ser orientado para o Norte, com ângulo de inclinação similar ao da latitude local”– explica a Ong Sociedade do Sol.

A garantia de água sempre quente

Se o tempo ficar nublado ou chuvoso por diversos dias ou se por alguma razão não houver mais água aquecida no reservatório, o melhor sistema auxiliar de aquecimento é a utilização do chuveiro híbrido.

 Com esta tecnologia quando não há água suficientemente aquecida para o banho, o chuveiro aciona a utilização da energia elétrica apenas no momento necessário, garantindo banho quente, sem esquecer da preservação ambiental.

 No próximo capítulo, você saberá mais a respeito do inovador chuveiro híbrido, também presente na Casa Sustentável do CEA Polonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário