sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Curso de capacitação do projeto Manancial Vivo acontece no CEA Polonês

Professor Antônio  Reis em palestra no auditório do CEA

Mayara da Quinta

O curso de capacitação técnica para implantação de terraços, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), começou ontem (27)  vai até o sábado (29) e é ministrado pelo mestrando da Universidade Federal de Viçosa Antônio Calazans Reis, no auditório do CEA Polonês.

A capacitação tem a participação de alunos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que atuam em parceria com o projeto Manancial Vivo, além da equipe da Semadur envolvida no programa, incluindo os coordenadores Marcos Andrey Alves Meira e Ivan Pedro Martins.

“Esperamos que esta iniciativa venha efetivamente contribuir na preservação da bacia do guariroba.” – especifica Marcos Andrey Meira.

A intenção é que com este curso de detalhamento da implantação de terraços se possa entender a importância da conservação do solo das áreas de proteção ambiental do Guariroba e Lajeado, inseridos no programa Manancial Vivo, que visa recuperar as bacias hidrográficas de Campo Grande iniciando os trabalhos com estas duas por serem importantes mananciais de abastecimento público do município.

O curso demonstra a importância dos terraços, que são espécies de obstáculos constituídos por canais e faixas de terra feitos para preservar o curso das águas e o solo.  Os participantes aprenderão o passo a passo da metodologia envolvida até a implantação dos diversos tipos de terraços.  

O professor Antônio Calazans Reis tratou da importância dos terraços e demonstrou seus benefícios ambientais. ”Os terraços atuam com o controle da erosão e evitam com que o solo desprendido, fertilizantes, sedimentos e agroquímicos, atinjam os mananciais. Evitando a contaminação das águas, o assoreamento e favorecendo a infiltração da água no solo.” – explicou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário