quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Semadur divulga ações desenvolvidas pelo Programa Manancial Vivo

             Amanhã (15), a partir das 8 horas, no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande (Semadur), em parceria com Agência Nacional de Água (ANA) e o Programa Água Brasil, realiza reunião para a apresentação das ações desenvolvidas através do Programa Manancial Vivo (PMV).

            A reunião tem o objetivo de apresentar os levantamentos técnicos e financeiros para a execução de obras e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), as reprogramações físicas e estratégias de implantação, a Captação de investimentos para o desenvolvimento do PMV entre outros. 

           Neste evento, os órgãos públicos, entidades de classe e empresas privadas conhecerão com mais detalhes o PMV, bem como serão convidados a participar do programa, haja vista que a bacia hidrográfica do Córrego Guariroba, atende aproximadamente 50% da população campo-grandense com o abastecimento de água potável, sendo considerado um importante manancial para o desenvolvimento do município.

                   A reunião também visa mobilizar os produtores rurais inscritos e àqueles que ainda não se inscreveram no Programa a participarem, bem como motivá-los a promover as adequações ambientais necessárias para que as propriedades estejam em dia com a legislação vigente e para que adotarem as boas práticas agropecuárias no manejo da propriedade.

              Estão previstas as participações do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Guariroba, Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Ministério Público Estadual 26ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal.

Programa Manancial Vivo

             O Programa Manancial Vivo segue as diretrizes e conceitos do Programa Produtor de Água, desenvolvido pela ANA, que é um programa voluntário de restauração do potencial hídrico e do controle da poluição difusa no meio rural. Prevê pagamentos aos produtores rurais que, por meio de práticas e manejos conservacionistas e de melhoria da distribuição da cobertura florestal na paisagem, contribuam para o aumento da infiltração de água e para o abatimento efetivo da erosão, sedimentação e incremento de biodiversidade. Proprietários rurais que já vêm adotando tais práticas nas bacias atendidas pelo PMV também poderão receber incentivos – pagamentos - se mantiverem seu comprometimento com essas práticas.

        Os PSA aos proprietários rurais serão baseados na realização e manutenção das práticas recomendadas pelos técnicos do programa PMV. O programa disponibiliza, gratuitamente, equipe técnica para elaboração dos Projetos e assistência técnica para a execução de todos os projetos que atendam os objetivos do PMV.

                                                                                    Katia Tavares DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário