terça-feira, 19 de agosto de 2014

CEA Polonês recepciona evento nacional de conscientização ambiental


Com o objetivo de levar as comunidades à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente o Dia Nacional do Campo limpo foi celebrado em Campo Grande no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – CEA Polonês. O evento é direcionado aos estudantes e as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas e visa também a divulgação dos resultados positivos e destaca o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de destinação final de embalagens vazias para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

            Leandro Manoel de Sousa, engenheiro agrônomo e gerente da central de recebimento das embalagens de agrotóxicos vazias da Associação Campo-grandense de Revendas Agrícolas (ACRA), destaca a amplitude dos resultados alcançados com a parceria da Prefeitura junto aos seus estudantes.

        “Realizamos a logística reversa desde 2000, somos o primeiro setor a realizar este trabalho. Sabemos também da importância em conscientizar a comunidade para o correto manuseio e destinação das embalagens de agrotóxicos. Através dessa parceria com as escolas, por meio da realização de concursos e da própria conscientização ambiental notamos que todos os anos aumenta o numero de recolhimentos e correta destinação de embalagens. Isso importante tanto para o meio ambiente como para a população”, enfatizou Leandro.

Roteiro de atividades

          Conforme os alunos chegavam eram feitas as entregas de materiais didáticos, os alunos eram divididos em turmas. Algumas turmas eram primeiramente encaminhadas para o auditório onde havia a apresentação de vídeo institucional do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e posteriormente a apresentação do teatro de fantoches “O homem e o meio ambiente” do Projeto Florestinha da Polícia Militar Ambiental, que agradou muito ao público, além de uma oficina de reciclagem de papel. Outras turmas eram conduzidas pelo técnico ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), por acadêmicos e técnicos da ACRA a realizar o percurso ecológico que compreendia a Casa Sustentável e paradas em estações onde eram fornecidas as explanações e demonstrações do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a realização da tríplice lavagem das embalagens de defensivos agrícolas e na última estação, o assunto tratado era a reciclagem das embalagens.

         Logo em seguida as turmas revezavam os roteiros das atividades. Ao final, foram oferecidos lanches e lembranças do evento para os mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) que participaram das atividades.

          Rodrigo Ferreira, 12 anos, considera relevante abordarem o assunto “É importante saber o perigo causado pela contaminação das embalagens e o que pode causar a nossa saúde e ao meio ambiente”, Alice Duran, 11 anos, enfatizou a forma como foi abordada a temática “Gostei da forma como apresentaram os equipamentos de proteção, os cuidados que devemos ter com as embalagens já que todos somos responsáveis e devemos ter esses cuidados com o meio ambiente” e Emily Raquel, 9 anos, ainda envergonhada com a entrevista, disse que irá conversar com seus pais sobre o que aprendeu e dizer para eles como é importante cada um fazer a sua parte “Gostei muito das atividades e conversarei com meus pais sobre o que aprendi sobre os agrotóxicos” afirmou.

             O evento é uma realização do Inpev por meio da ACRA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e apoio da Semadur.
 


Kátia Tavares - DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário