sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CEA Polonês comemora um ano com entrega premiação da Gincana Ecológica


Na data em que o Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês) comemorou um ano do início de suas atividades, 30 de agosto, como parte das festividades foram entregues os prêmios às escolas vencedoras da Gincana Ecológica, promovida pelo CEA Polonês.

As três ecolas melhores colocadas no ranking recebem prêmios
O evento aconteceu na tarde de ontem, no gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e as premiações foram entregues pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, que parabenizou os alunos e destacou a forma de praticar a educação ambiental oferecida pelo município “Parabéns aos alunos e às escolas que visitaram e participaram da gincana. Nossa secretaria está sempre de portas abertas às escolas. Nos CEA’s nós buscamos destacar a política ambiental desenvolvida pela Prefeitura e os conceitos de educação ambiental. Todo esse aprendizado fica mais fácil quando é feito em um local que pode exemplificar essa realidade, assim como são os CEA’s”.

Cristaldo com representantes da escola Maestro João Correia Ribeiro
O secretário anunciou que em setembro mais um Centro de Educação Ambiental, o terceiro em Campo Grande, será inaugurado. Atualmente, a Capital conta com dois CEA’s. O primeiro a ser inaugurado foi o CEA Polonês, localizado no Carandá Bosque e o segundo é o CEA Imbirussu, no complexo Imbirussu-Serradinho.

A gincana é realizada semestralmente, entre os alunos do 8° e 9° do ensino fundamental e os alunos do ensino médio, onde são apresentadas atividades e questionamentos sobre questões ambientais. A cada acerto a escola acumula pontos e vai para o ranking. Ao final do semestre as três escolas com melhor pontuação são premiadas.

Cristaldo com representates da escola Prof. Clarinda Mendes de Aquino
A escola campeã na gincana recebe uma fábrica para a reciclagem de papéis e oficina para capacitação deste processo; a segunda colocada recebe cinco oficinas voltadas à reciclagem, que serão ministradas na própria escola e a terceira colocada receberá uma coletânea de filmes sobre educação ambiental. Todas as escolas também receberam livros sobre educação ambiental.

A Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino, no Jardim Petrópolis, foi a campeã da gincana, com a soma de 4.550 pontos, a segunda colocada foi a Escola Estadual Hércules Maymone, com a soma de 4.470 pontos, no Itanhangá e a terceira colocada foi a Escola Municipal Maestro João Correia Ribeiro, no Jardim Campo Novo, com 4.445 pontos.

Cristaldo com representantes da escola Hércules Maymone
Esta é apenas uma das inúmeras atividades promovidas no local, cujo objetivo é contribuir para a promoção e apoio ao processo de educação ambiental em Campo Grande. As ações realizadas no CEA Polonês são mantidas por meio de parceria com a construtora Rossi e a concessionária do serviços de energia elétrica Enersul.

O CEA Polonês oferece agenda permanente de visitas escolares, além de promover, realizar e sediar atividades e eventos ligados às questões ambientais.

  
Katia Tavares
DRT/MS 352


Nenhum comentário:

Postar um comentário