quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Semadur premia escolas vencedoras da Gincana Ecológica do CEA Polonês


Escola Estadual Guia Lopes em premiação
A Escola Estadual Guia Lopes foi a vencedora, com a soma de 3.100 pontos respondendo sobre questões ambientas, da Gincana Ecológica promovida pelo Centro de Educação Ambiental – CEA Polonês. Esta é apenas uma das inúmeras atividades promovidas no local, cujo objetivo é contribuir para a promoção e apoio ao processo de educação ambiental em Campo Grande.. Na manhã desta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) premiou as escolas vencedoras da gincana.

“Foi divertido, as brincadeiras são ótimas e os assuntos abordados muito interessantes. Através da diversão, por exemplo, aprendemos sobre reciclagem”, contou Christian Renan Dias de Lima, 17 anos, aluno do primeiro ano do ensino médio e integrante da equipe vencedora. Para Kênia Angélica da Costa Maia, 18 anos, também aluna da escola campeã, foi importante aprender sobre a destinação dos resíduos, uma vez que os ensinamentos passados durante a gincana agora são praticados em sua casa “Eu aprendi sobre reciclagem, como fazer a separação correta dos resíduos, e hoje na minha casa todos fazemos essa separação”, contou.

Otávio Bispo de Pádua, 17 anos, estudante da Escola Estadual Advogado Demósthenes Martins, classificada em segundo lugar na Gincana Ecológica, somando 2.950 pontos, falou da participação de sua equipe “As atividades são criativas e nos estimulam a reciclagem. Criamos grito de guerra, passeamos por todo o CEA e ainda ofereceram lanche”. O aluno disse que a escola onde estuda promove projetos voltados à questão ambiental.

A Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís conquistou o terceiro lugar, somando 2.750 pontos, seguida pelas escolas estaduais Fausta Garcia Bueno com 2.650 pontos, Arlindo de Andrade Gomes com 2.350 pontos, Orcírio Tiago de Oliveira com 2.350 pontos, Professora Brasilina Ferraz Mantero com 1.900 pontos e a Waldemir Barros da Silva com 400 pontos.

A escola campeã na gincana ganhou uma fábrica com todo o maquinário necessário para a reciclagem de papéis e oficina para capacitação deste processo. A segunda colocada ganhou cinco oficinas que serão ministradas na própria escola e a terceira colocada receberá uma coletânea de filmes sobre educação ambiental. Todas as escolas receberam livros sobre educação ambiental.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Antônio Moura Cristaldo, fez a entrega dos certificados de participação das escolas e as premiações. Ele informou que também foi estudante da escola vencedora - Guia Lopes - e ressaltou a importância da educação ambiental para os jovens, os futuros administradores da cidade “Parabenizamos todos os participantes. É importante as escolas introduzirem o conceito de educação ambiental aos seus alunos. Não é possível uma política ambiental sem a ajuda dos educadores”, Cristaldo salientou também as responsabilidades da Semadur “Cabe a nossa secretaria a promoção de políticas ambientais, coordenação e fiscalização de projetos voltados ao meio ambiente”.

Campo Grande conta com dois centros de educação ambiental. O primeiro inaugurado na Capital foi o CEA Polonês, localizado no Carandá Bosque e o segundo recém-inaugurado é o CEA Imbirussu, no complexo Imbirussu-Serradinho.

As ações realizadas no CEA são mantidas por meio de parceria com a construtora Rossi, que também esteve presente no evento “Agradecemos a iniciativa da Semadur e das escolas que participaram das atividades no Centro, pois acreditamos que um futuro melhor se faz dentro das escolas e na família, com o envolvimento de todos”, enfatizou Cristiano Postigo, gerente da Rossi.

Os educadores ambientais Mara Calvis e Heitor Simões do CEA Polonês, também parabenizaram a iniciativa da administração municipal e relataram a importância de ações como essas “Educação é a base de tudo. Temos que parabenizar essa juventude que se preocupa com o seu futuro. Hoje estamos plantando uma semente, uma nova prática de vida, introduzindo a educação ambiental. A base de uma sociedade ecologicamente correta.”, considerou Heitor. “As gincanas atraem os alunos a participar e aprender sobre questões ambientais. O CEA está de portas abertas não só para os alunos, e sim para receber todo a comunidade”, destacou Mara.

O CEA oferece agenda permanente de visitas escolares, além de promover, realizar e sediar atividades e eventos ligados à questão ambiental.

Katia Tavares DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário