terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quando os nossos passos seguem uma trilha sustentável

Lairtes Chaves
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.
Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.” (Cora Coralina)


Alunos da E.M. Danda Nunes passeiam pela Trilha de
Práticas Sustentáveis. Foto: Lairtes Chaves

Imagine só: Um caminho no meio da cidade que não leva aos problemas urbanos e sim, ao contato direto com a natureza e à preservação ambiental.
O caminhante encontra nessa estrada uma diversidade de árvores que com seus frutos delicados trazem a memória aquele frescor, outrora vivido na infância.
Esse caminho fantástico é verdadeiro, e as percepções dele são as mais variadas. Trata-se da trilha de práticas sustentáveis, uma das atrações presentes da infra-estrutura do Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini – o nosso CEA Polonês.

Com cerca de 450 metros de percurso e 28 espécies diferentes de árvores nativas, a trilha oportuniza que os visitantes do CEA realizem exercícios e desfrutem de momentos agradáveis e relaxantes, além do contato direto com o meio ambiente e informações de conscientização ambiental.

Separar o lixo é uma das lições que a trilha sustentável
ensina. Ao fundo, três jabuticabeiras lotadas de frutinhas.
Foto: Lairtes Chaves

As jabuticabeiras, carregadas de frutinhos esverdeados, se preparam para oferecer aos parceiros suas delícias pretas seguidas de “ploc-plocs”. A figueira, frondosa, dá sombra e brisa a todos os que por ela passam enquanto apreciam a paisagem desse centro de educação diferente, às margens do córrego Sóter.


As cotias, os saguis, as capivaras e os quero-queros caminham livremente pelo local, que ainda pertence a eles, e que recebe como visitantes a comunidade que faz suas caminhadas, valorizando e preservando esse espaço cativante.

O CEA Polonês está aberto de segunda a sexta, das 8h as 11h e das 13h as 17h, e para relizar as caminhadas na trilha de práticas sustentáveis é necessário realizar um cadastro.
Não deixe de nos fazer uma visita, realizar a trilha sustentável e ter motivos a mais para preservar o nosso meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário