terça-feira, 6 de setembro de 2011

Campo Grande comemora inauguração do CEA Polonês

Mayara da Quinta


Crianças conhecem as soluções da Casa Sustentável
e são recebidas na Trilha Ecológica. Foto: Lairtes Chaves.
Ao lado da enorme figueira na Rua Corveta, nº141, foi inaugurado no dia 30 de agosto o Centro de Educação Ambiental Polonês e sua Casa Sustentável.
O prefeito Nelson Trad Filho discursou sobre a história do local onde foi construído o CEA. Antigo “Matadouro Polonês” o local era central de abate de gado e abastecimento de carne na capital. Com a sustentabilidade em pauta a construção do Centro neste local é além de representativa a primeira lição de educação ambiental do projeto.

O Prefeito enfatizou em sua fala que é preciso fazer com que a cidade cresça, preservando o meio ambiente, para que este possa “Não reagir às ações do desenvolvimento e sim interagir”.

Após o discurso o prefeito assinou junto ao secretário do meio ambiente e desenvolvimento urbano, Marcos Antônio de Moura Cristaldo, e o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça, Luis Carlos Santini, um convênio com a ROSSI Residencial S.A., representada pelo Eng. Marcelo de Souza Machado e que será a apoiadora das atividades educativas do CEA.

Marcelo tratou da importância do acordo. Ele conta que sempre viu o projeto do Centro com bons olhos, uma vez que a empresa preconiza, assim como o CEA, a preocupação com meio ambiente e sustentabilidade em seus projetos.

Após descerrar a fita de inauguração e conhecer o auditório do Centro o prefeito caminhou junto aos presentes pela trilha de práticas sustentáveis. Começando na Casa Sustentável, também inaugurada, passando pelas árvores e finalizando no espaço multiuso.

A caminhada contou também com os alunos da Escola Danda Nunes e os mascotes Reciclão, Limpinho e Florinha, que representam os projetos de meio ambiente da capital e serão os personagens utilizados nas atividades de educação ambiental.

Visitantes conhecem os mascotes dos programas da Semadur
na trilha ecológica. Foto: Lairtes Chaves


Após a trilha, todos retornaram ao auditório onde o prefeito descerrou também a placa em homenagem a Eleonor Reginato Santini. Ainda no auditório os alunos da escola Danda Nunes tiveram uma breve palestra explicativa das práticas sustentáveis do CEA com o engenheiro ambiental Antônio Sampaio. A turma foi a primeira a conhecer a Casa Sustentável e compreender um pouco dos ensinamentos que o CEA trará. Todos receberam antes de partir mais um aprendizado. Uma muda de Ipê Roxo, árvore nativa do cerrado, e junto a muda um cartão com um poema de Cora Coralina.

“Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranqüilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.”
                                                                     Cora Coralina                             

                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário