sexta-feira, 26 de julho de 2013

Pé de jabuticaba embeleza o CEA Polonês

A frutinha de casca brilhante e coloração que vai do roxo claro ao escuro - quase preto-, é cultivada em todo o Brasil, ela é popular e pertence à família "Myrciária cauliflora" mais conhecida como “jabuticabeira”. Ela de origem subtropical que se adapta bem a regiões tropicais, além de tolerar geadas e pode ser cultivada em jardins, quintais, pomares comerciais e como planta ornamental, em vasos.

Por causa do crescimento lento, a primeira frutificação da planta pode levar alguns anos, mas a espera compensa. A beleza dos frutos, ramos e folhas, e a luminosidade interna na copa fazem da jabuticabeira uma árvore bastante ornamental, além de pouco exigente no cultivo.

Normalmente as jabuticabas são consumidas in natura, mas também são preparados sucos, licores, aguardentes, doces e geleias.

Quer fugir do tradicional suco? Nós ensinamos você a fazer um delicioso bolo cremoso de jabuticaba. Confira.

Bolo Cremoso de Jabuticaba

Ingredientes
Massa:1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
½ xícara (chá) de suco de jabuticaba batida (sem a casca)
½ xícara (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de açúcar
3 ovos inteiros

Suco:
3 xícaras (chá) de jabuticaba (sem a casca)
2 xícaras (chá) de água

Pudim:
1 xícara (chá) de suco de jabuticaba
Açúcar para caramelizar a forma
½ lata de leite condensado
4 ovos

Modo de preparo
Massa:
Bater bem o açúcar com a manteiga e os ovos, juntar a farinha, o fermento e o suco. Reservar a mistura.

Suco:Colocar as jabuticabas e a água numa panela, levar ao fogo alto e deixar ferver por três minutos. Bater no liquidificador e passar numa peneira. Reservar o suco.

Pudim:Preaquecer o forno em temperatura média (180º C) e caramelizar uma forma para pudim e colocar a massa do bolo. Reservar.

Bater no liquidificador os ingredientes e colocar na forma, por cima da massa. Levar ao forno preaquecido para assar em banho-maria por cerca de 1h15 ou até firmar o pudim. Tirar do forno, deixar esfriar e levar à geladeira.

 Os frutos estão quase maduros...em breve muitos desprenderão dos galhos e do tronco e, antes mesmo que isso ocorra, entre as folhas, veremos a transformação em verdadeiras “pérolas negras”. Fotos: Flávio Márcio















Vanessa Albuquerque
com informações Flávio Márcio / Tecnólogo em Gestão Ambiental