Roteiro de atividades para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 7º ano), no CEA Polonês
As visitas acontecem durante a semana no período matutino e vespertino, e duram cerca de duas a três horas, dependendo da localização da escola e do tempo que o ônibus leva para chegar ao local. Os educadores ambientais são os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades durante as visitas, que inclui a orientação pelas trilhas do CEA.
Os visitantes são recebidos à sombra da árvore mais antiga do local, uma figueira quase centenária. Ali, conhecem um pouco sobre história da área do CEA e refletem sobre as práticas adotadas pela população que estão levando à escassez dos recursos naturais, tornando necessária a criação de centros de educação ambiental. Depois das boas vindas, os alunos iniciam a trilha.
A primeira parada é na casa sustentável, onde os estudantes observam que é possível construir utilizando materiais, equipamentos e tecnologias que causam menos impacto ao meio ambiente. A casa tem sistema de aquecimento solar, captação de água de chuva, madeira de reflorestamento, tijolos e telhas feitos a partir de resíduos de construção, concreto ecológico feito de raspas de pneu, chuveiro hídrido, reuso da água da pia, vidros reciclados, entre outras inovações sustentáveis.
Seguindo a trilha, a próxima atividade é à sombra de frondosas mangueiras, onde o canto dos pássaros, abundantes no local, convidam ao relaxamento. São desenvolvidas diversas dinâmicas, que variam de acordo com a faixa etária, que levam à reflexão da importância das árvores para os seres humanos, pássaros, animais, qualidade de vida nas cidades e para manutenção do equilíbrio no planeta. Os alunos ficam sabendo dos projetos desenvolvidos pela Semadur e como podem colaborar para tornar Campo Grande cada vez mais verde.
A terceira parada é às margens do Córrego Sóter, onde os estudantes conhecem de perto como acontece o processo de assoreamento e degradação de rios e córregos. Os guias explicam a importância da preservação das matas ciliares, do tratamento do esgoto e da destinação correta do lixo. Outro assunto abordado, são as causas das enchentes próximas ao leito dos córregos.
Na sequência, as atividades proporcionam uma reflexão sobre o lixo. Crianças e jovens aprendem sobre os três "erres" do consumo consciente: reduzir, reaproveitar e reciclar. Experimentam a maneira correta de separar o lixo, são informados do tempo de decomposição dos materiais e os problemas causados quando se joga resíduos em locais impróprios. Além disso, são incentivados a participar do programa de coleta seletiva desenvolvido pela Prefeitura, separando o lixo em casa e levando a um dos pontos do LEV- Local de Entrega Voluntária.
seus coco vao fazer direito sapoha
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