quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Alunos da Reme participam de atividades que marcam Dia Nacional do Campo Limpo

 Durante encontro promovido, nesta quinta-feira (18.08), pela Semed (Secretaria Muncipal de Educação), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) e Projeto Florestinha, alunos de diversas escolas municipais de Campo Grande tiveram a oportunidade de aprender detalhes da correta destinação de embalagens vazias de agrotóxico e conhecer os motivos da importância do descarte certo desse material.  A iniciativa marcou o  Dia Nacional do Campo Limpo.

 As atividades fazem parte das ações do Programa de Educação Ambiental com o projeto Resíduos Sólidos realizado pela Prefeitura de Campo Grande em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV).

“O encontro com os alunos buscou divulgar a importância de se fazer a destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos, de trabalhar a conscientização da devolução desse material que pode agredir o meio ambiente”, disse o coordenador da Associação Campo-Grandense das Revendas Agrícolas ( Acra), Leandro Manoel Alves de Souza.


Segundo Leandro Souza, o Dia Nacional do Campo Limpo também é uma data para celebrar os bons resultados do sistema Campo Limpo obtidos em parceria com poder público e demais setores como canais de revenda, cooperativas, indústria fabricante e agricultores. “Quando utilizado de maneira adequada, o agrotóxico não faz mal.  Outro ponto importante é a conscientização dos produtores rurais que já utilizam o local apropriado para devolver as embalagens vazias”, ressalta.




 No período da manhã, os alunos da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida e Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo acompanharam palestra da Polícia Militar Ambiental e apresentação de teatro de fantoches com integrantes do Projeto Florestinha.

“É importante que os alunos tenham esse contato com a prática, saber como deve ser feita a devolução das embalagens de produtos de agrotóxicos, além de gerar uma socialização”, disse a coordenadora pedagógica da escola João Evangelista, Carla Gauna..




Na sequência, os alunos também acompanharam as etapas do procedimento da devolução de embalagens. “Acho muito bom a gente ter a oportunidade de participar, de ouvir as explicações de como devemos fazer com as embalagens vazias desse tipo de material. porque isso nos ensina a termos consciência, cuidado com a natureza e os animais”, opinou a aluna Raissa dos Santos, de 10 anos, da Escola João Evangelista.


Projeto Florestinha
Outro destaque do Dia Nacional do Campo Limpo foi a apresentação dos integrantes do Projeto Florestinha desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental que explanaram sobre a preservação e conservação do meio ambiente e a proteção de animais silvestres.
 


 De acordo com o cabo Vilson Silva, há 24 anos a Polícia Militar percebeu a necessidade de implementar Educação Ambiental para inibir crimes ambientais com a criação da Polícia Militar Ambiental e posteriormente o Projeto Florestinha. “A conscientização das crianças está diretamente ligada à conscientização dos adultos, nossas crianças multiplicam as informações para as famílias e são nossos futuros cidadãos na preservação ambiental”, destaca.


Segundo o engenheiro agrônomo Leandro Manoel Alves de Souza, coordenador das atividades da ACRA no CEA Polonês, o evento possui vários parceiros em prol da conscientização ambiental de descarte de embalagens vazias. “Esta comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo tem o objetivo de estabelecer esta Educação Ambiental aos alunos, é extremamente importante que as embalagens sejam recolhidas e ocorra a destinação correta. Muitos órgãos públicos e privados participam deste movimento”, explica.

Para a coordenadora Adriana Quintana, da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo a Educação Ambiental consta no currículo escolar dos alunos e em cursos para técnicos agrícolas. “Já existe esta disciplina que auxília em atividades rurais para os alunos, então as famílias dos alunos lidam na prática com agrotóxicos sendo indispensável que saibam como não prejudicar o campo”, afirma.
 


Nataly Werner, 10 anos, que estuda no 5º ano da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida acredita que seja muito importante auxiliar na preservação do meio ambiente. “Eu sempre ajudo a preservar a natureza, os animais e explico sempre para os meus pais”, afirma.
 


Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação Semed/Semadur

Nenhum comentário:

Postar um comentário