sexta-feira, 1 de março de 2013

Fórum Municipal do Lixo e Cidadania promove primeira reunião de trabalho em 2013


O Fórum Municipal do Lixo e Cidadania (FMLC) iniciou seus trabalhos na última quinta-feira (28), promovendo sua 9º Reunião Ordinária. Na pauta do encontro foram apresentadas algumas propostas de trabalho e ações para serem desenvolvidas pelo Fórum durante 2013. A reunião foi conduzida por Dirceu de Oliveira Peters, coordenador-adjunto do Fórum, e teve a participação de Odimar Luis Marcon, secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).
Secretário Odimar Luis Marcon

O titular da Semadur, Odimar Luis Marcon destacou a importância do Fórum quanto espaço democrático e entidade voltada a discussões e apresentação de encaminhamentos oportunos referente aos assuntos nele abordado “A prefeitura se coloca à disposição do Fórum. Estamos empenhados e atentos em receber e discutir possibilidades que sejam encaminhadas pelo Fórum. A Semadur sempre apoiará o encaminhamento de soluções plausíveis, ou que de algum modo minimizem os problemas” pontuou Marcon.


Marcon e Dirceu, coordenador-adjunto do FMLC
Dentre o plano de trabalho para este ano, destacamos as ações propostas pela Comissão de Coleta Seletiva que apresentou a proposta de acompanhar junto à empresa ganhadora do certame licitatório de coleta dos resíduos urbanos se os resíduos reciclados estão sendo destinados aos catadores, como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a elaboração um projeto básico de implantação de coleta seletiva que deverá ser apresentado às instituições ligadas ao comércio e a indústria. Onde também serão levantados quais os grandes estabelecimentos comerciais e empresas privadas que estão fazendo a coleta seletiva, e quais empresas deveriam fazer a logística reversa, e ver se os mesmo estão executando ou ainda estão na fase de implantação desse projeto. Para os componentes dessa comissão esta ação poderá ser realizada em conjunto com a Comissão da Cadeia Produtiva dos Resíduos Sólidos e Comissão de Educação Ambiental do Fórum.
Apresentação da Fiocurz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) solicitou espaço durante o encontro para expor o Programa de Atenção Integral à Saúde dos Catadores de Resíduos Sólidos, proposto como futuro programa a ser discutido pelo Fórum.

Esta é a primeira Reunião Ordinária neste ano. O Fórum é um espaço plural e democrático composto por pessoas, entidades governamentais, não governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada envolvidos direta ou indiretamente com a gestão dos resíduos. Momento onde ocorrem debates, proposições, articulações, apoio técnico, capacitações e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos de Campo Grande.

Serviço: Mais informações sobre o Fórum pelo telefone 3314-3294 ou através do email: fmlc.campograndems@gmail.com.

Katia Tavares
DRT/MS 325

Nenhum comentário:

Postar um comentário