terça-feira, 31 de julho de 2012

Preservar é Preciso

TINTA ECOLÓGICA 


Projeto Cores da Terra. a tinta à base de terra não deixa a desejar com relação aos produtos industrializados e ainda tem a vantagem de ser sustentável e não agredir a natureza. Outras vantagens são: A tinta é antialérgica, pois não possui cheiro, e é acessível à população de baixa renda. A tinta pode ser preparada com uma mistura de cola branca ou com grude, uma goma feita de polvilho azedo ou de tapioca. O material misturado ao grude deve ser aplicado apenas em ambientes internos, secos e arejados. O da cola pode ser usando tanto dentro quanto fora de casa. A terra utilizada poder ser argilosa(paredes finas e lisas) ou arenosas(paredes texturizadas).As cores mais comuns são as de tonalidades amarela, vermelha, alguns tons de goiaba, pêssego e salmão. Os tons azuis e verdes são obtidos através do acréscimo do pigmento de plantas.

Outras receitas caseiras para fazer tintas

1) Guache: Ingredientes: 100 g de pó de pintor; 30 g de glicerina; 60 g de goma arábica. Modo de fazer: Misturar tudo e passar três vezes por peneira fina. Cozinhar em banho-maria, mexendo sempre. Guardar em vasilha de vidro. Ao usar, dissolver em água para obter melhor rendimento.
2) Anilina Ingredientes: Pó de pintor a gosto; uma colher de chá de gesso; uma colher de sopa de goma arábica; água suficiente para dissolver. Modo de fazer: Misture tudo. Quanto mais goma arábica for colocada, mais brilhante ficará a anilina. Colocar em vidros fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário