quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Chuveiro híbrido – mais uma inovação da Casa Sustentável

Aliando energia elétrica ao sistema de aquecedor solar, o chuveiro híbrido da Cardal é mais uma tecnologia na Casa Sustentável do CEA Polonês. O equipamento é um lançamento no mercado nacional e o sistema prevê economia de água e baixo consumo de energia.


A água é aquecida pelo sistema de aquecedor solar instalado no telhado e armazenada em um cilindro chamado “boiler”. Quando houver muitos dias chuvosos ou se o consumo de água quente da casa aumentar significativamente, ao ponto das placas solares não conseguirem aquecer água suficiente para o banho, o chuveiro híbrido ativa o uso da energia elétrica.


A vantagem do uso deste tipo de tecnologia está na capacidade de desativar instantaneamente o uso da eletricidade, quando houver água suficientemente aquecida, pela energia solar.


Sem a utilização desta tecnologia o sistema de aquecimento solar necessita de uma resistência elétrica dentro do “boiler” para manter aquecida a água do reservatório, elevando o consumo de energia elétrica . O problema era notado no aumento da conta de energia devido ao consumo desnecessário de eletricidade.


A utilização de duchas convencionais, também influência no desperdício de água devido à distância entre o “boiler” e a ducha. Se o reservatório estiver muito distante, a água fria que já está nos encanamentos é descartada no primeiro momento do banho, até a chegada da água aquecida.


Com a utilização do chuveiro híbrido este problema não existe, pois o sistema aquece com energia elétrica a água que seria desperdiçada. No momento em que a água aquecida pelo sol chega ao chuveiro, a eletricidade é desativada gradativamente, mantendo a temperatura, sendo imperceptível ao corpo a mudança.


Ducha x Chuveiro


Apesar dos termos serem utilizados em diversos casos existe uma diferença conceitual. A palavra ducha remete ao equipamento que não aquece a água com energia elétrica, ou seja, não possui uma resistência embutida e tem a utilidade de apenas regular o fluxo da água.


Chuveiros são equipamentos voltados para o aquecimento da água do banho e não apenas para sua dispersão. Com a utilização da eletricidade, os chuveiros têm um menor fluxo de água, necessário para aquecer a água no equipamento.


Já que as duchas não utilizam a energia elétrica, a água precisa chegar aquecida por outros meios, como aquecedores solares ou a gás. Os chuveiros híbridos unem os dois conceitos e por este motivo são inovadores, conseguindo mesclar as energias utilizadas, gerando economia de energia e auxiliando na preservação do meio ambiente.


Para saber mais sobre os equipamentos da Cardal acesse: www.cardal.com.br


Mayara da Quinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário