segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ARTIGO: Só há um planeta Terra

Por MARA CALVIS e HEITOR SIMÕES
Escritores e Educadores Ambientais

Tudo na vida é preciso conhecer para cuidar. Tudo na vida é preciso entender para participar. Só não devemos é perder a vida para, só depois, valorizá-la. Assim está a vida do planeta: escorrendo pelas nossas mãos. É preciso mudar urgentemente a nossa maneira de ver, de pensar e de agir sobre o planeta Terra. Ele é a nossa casa. Ele é a nossa vida. Ele é o nosso melhor e único caminho.

Muito se fala ou se tem falado nos últimos anos sobre a questão ambiental. A natureza está pedindo de volta o que os homens, muitas vezes, por suas inconseqüentes ações, tiraram e tiram dela. O “Pedir de Volta” talvez seja um sinal de que é preciso repensar nossas ações e atitudes de forma urgente a respeito e com respeito a nossa mãe natureza e ao nosso planeta.

Contudo, ainda se faz necessário que nós possamos buscar mecanismos para alertar as pessoas para a importância de proteção ao mundo em que vivemos. Só há um planeta Terra. E pelo que observamos, é necessário que o homem mude urgentemente a sua maneira de pensar e ver o mundo.

Para tanto, é necessário que a educação seja essa ponte fundamental para a tomada de consciência das pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos.

O Centro de Educação Ambiental do município de Campo Grande/MS o CEA Polonês, é hoje, no Brasil, um dos melhores espaços no tocante a reflexão, formação, informação e produção de atividades ambientais.
É um espaço democrático na conscientização do que é realmente importante para a formação consciente de todos os cidadãos que se preocupam com o meio ambiente.

As atividades desenvolvidas em forma de palestras, oficinas, caminhadas, gincana, teatro, dentre outras, com profissionais qualificados, demonstra a preocupação do CEA com a educação ambiental na sensibilização e conscientização das pessoas para questões sociais e ambientais, com mudanças de ações e atitudes ecos-cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário