terça-feira, 27 de setembro de 2011

Alegria em conhecer e preservar para as gerações futuras


Alunos de escolas municipais visitam as dependências do Centro e são recebidos com teatros, gincanas e passeios

Lairtes Chaves

Foto: Lairtes Chaves
No último dia 23, sexta-feira, alunos, professores e voluntários das Escolas Municipais Ana Lúcia de Oliveira Batista, Antônio José Paniago e Lenita de Sena Nachif conheceram a estrutura e participaram de atividades de educação ambiental no Centro.

Apreensivas com a novidade, as crianças foram recebidas no auditório com um filme sobre os frutinhos típicos da nossa região. A seriedade não demorou a findar. Ao término do filme, os alunos, sempre atentos, foram platéia de um teatro de bonecos que arrancou risos e suspiros de todos.

O teatro tratava de uma forma divertida e em linguagem simples, sobre o crescimento desordenado dos centros urbanos. Uma verdadeira aula de geografia e preservação ambiental. Temas como coleta seletiva, cuidado com os córregos e arborização (eixos geradores dos projetos da Semadur) foram tratados com os personagens de espuma.

Após a visita à casa sustentável onde puderam conhecer sobre tecnologias de construção ecológicas, os alunos realizaram a trilha ecológica,  ficando encantadas com as árvores frondosas e com uma cotia, que despercebida de seus visitantes corria como em uma brincadeira.

Com um lanche delicioso, composto de leite, sucos naturais, frutas e um delicioso bolo de chocolate, as crianças conversaram com o Secretário de Meio Ambiente Marcos Cristaldo e com o empresário Alex Bachega, da FM Blink 102, que fizeram questão de participar da visita com as crianças.

“Ações  como essa da prefeitura, são fundamentais para mudar os hábitos da população. Nossas crianças com certeza tem mais oportunidades de fazer diferente, de tomar decisões sustentáveis que preservem o meio ambiente”, ressaltou  Eliana Padilha, professora da E.M. Ana Lúcia de Oliveira Batista.
As crianças vão embora com um boné do CEA. Mas é engraçado saber que elas levam uma simples lembrança, quando na verdade deixam no Centro sorrisos e a esperança, de fazer diferente e cuidar do que existe para as gerações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário