Hoje (21), às 19 horas, será realizado no auditório do CEA Polonês a apresentação dos resultados obtidos por meio dos programas ambientais Córrego Limpo e Manancial Vivo, desenvolvidos pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Campo Grande (Semadur).
Córrego Limpo e Manancial Vivo
A qualidade da água reflete diretamente na saúde de toda a população. Neste sentido a Semadur executa diversos projetos voltados na preservação dos recursos hídricos, dentre eles destacamos o projeto Córrego Limpo Cidade Viva, onde se estabeleceu a implantação de uma rede de monitoramento dos córregos e rios dentro do perímetro urbano de Campo Grande; em um programa de fiscalização; e no desenvolvimento de atividades de educação ambiental para conscientizar a população. O Córrego Limpo engloba diversas ações visando a sustentabilidade social, econômica e ambiental na capital. No Córrego Limpo, o objetivo é reduzir os níveis de poluição nos córregos, garantindo assim o uso da água atual e no futuro por meio do conhecimento e monitoramento das condições qualitativas e quantitativas dos recursos hídricos disponíveis na cidade.
Outro grande programa desenvolvido pela secretaria é o Manancial Vivo, mais uma ação de fortalecimento das práticas de preservação e recuperação ambiental que prevê o incentivo a ações de preservação e conservação ambiental na área urbana e rural da cidade, recompensando financeiramente, proprietários em função dos serviços ambientais prestados. E para fortalecer as práticas de preservação e recuperação ambiental, foi aprovado o pela Câmara Municipal o projeto de lei n. 7.115/11, que instituiu o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
As modalidades de serviços ambientais prestados incluem as ações de conservação e melhoria da qualidade da água, de aumento da biodiversidade, redução de erosões, fixação e seqüestro de carbono, como acontece na manutenção de florestas, e manutenção das belezas naturais e do clima de regiões arborizadas.
As Bacias Hidrográficas do Guariroba e Lajeado foram escolhidas para implantação inicial do programa, por serem importantes mananciais de abastecimento público do município de Campo Grande.
Katia Tavares
DRT/MS 352
Nenhum comentário:
Postar um comentário