terça-feira, 18 de agosto de 2015

CEA Polonês recepciona evento nacional de conscientização ambiental

Pelo quarto ano consecutivo o Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês) foi escolhido como sede para a realização do Dia Nacional do Campo Limpo. A data tem como objetivo levar as comunidades à reflexão, conscientização e participação em atividades relacionadas à conservação do meio ambiente. E nesta edição oito escolas municipais rurais visitaram o CEA e participaram das atividades desenvolvidas no local, abrangendo cerca de 400 alunos.
O evento é direcionado aos estudantes e as comunidades do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas e visa também a divulgação dos resultados positivos e destaca o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de destinação final de embalagens vazias para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
Para Analice Talgatti, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é preciso conscientizar todos os envolvidos, principalmente os mais jovens “É preciso chamar a atenção das crianças com relação à conscientização ambiental pois elas nos auxiliam inclusive na conscientização e mudança de atitudes dos pais com relação à Educação Ambiental” enfatizou.
Leandro Manoel Alves de Sousa, engenheiro agrônomo e gerente da Associação Campo-Grandense de Revendas Agrícolas (ACRA), destacou a amplitude dos resultados alcançados ao longo das edições do Dia Nacional do Campo Limpo “Sabemos da importância em conscientizar a comunidade para o correto manuseio e destinação das embalagens de agrotóxicos. Através dessa parceria com as escolas, por meio da realização de concursos e da própria conscientização ambiental notamos que todos os anos aumenta o numero de recolhimentos e correta destinação de embalagens. A ACRA recebeu em 2014 cerca de 236 toneladas de embalagens de agrotóxicos e em 2015 a expectativa é atingirmos 280 toneladas de embalagens recolhidas”.



Roteiro de atividades
Conforme os alunos chegavam eram feitas as entregas de materiais didáticos, os alunos eram divididos em turmas. As turmas eram encaminhadas para o auditório onde havia a apresentação de vídeo institucional do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev). Outras turmas eram conduzidas a realizar o percurso ecológico que compreendia paradas em estações onde eram fornecidas explanações e demonstrações do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a realização da tríplice lavagem das embalagens de defensivos agrícolas e a reciclagem das embalagens.
Durante o evento foram oferecidos lanches para os alunos e mudas de árvores para serem plantadas nas escolas.


Concurso
Após o evento os alunos são convidados a participar de concurso cultural, e com o auxilio dos professores, os alunos desenvolvem desenhos e redações relacionados à temática Meio Ambiente. Sendo os mesmos posteriormente premiados.
O evento é uma realização do Inpev por meio da ACRA em parceria com Universidade Católica Dom Bosco, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e apoio da Semadur.
Katia Tavares

DRT/MS 325