quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Centro de Educação Ambiental Polonês recebe visitas e sedia eventos voltados ao Meio Ambiente

O Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês recebeu no mês de setembro diversos eventos voltados a promoção quanto as questões ambientais. O CEA Polonês localiza-se às margens do Córrego Sóter e conta uma estrutura física dotada de auditório, espaço multiuso, casa sustentável, trilha ecológica, observatório e espaços de convivência, que leva seus visitantes à reflexão e a vivência de práticas sustentáveis.

No dia 05 de setembro, no período matutino foi realizada uma reunião do Conselho Gestor APA Ceroula. No mesmo dia no período vespertino, o CEA Polonês recebeu a visita dos alunos e professores da Escola Municipal Vanderlei Rosa, o transporte foi realizados a partir de um Termo de Cooperação Mútua firmado entre a Semadur e o Consórcio Guaicurus. Nesta oportunidade foi possível a prática da Educação Ambiental e da interação com educadores ambientais da Solurb e da citada escola.
Após a palestra os técnicos da Semadur orientaram os alunos a conhecerem a Casa Sustentável e percorrerem a trilha ecológica onde apreciaram as diversas espécies de árvores nativas do cerrado, como também degustarem as jabuticabas colhidas do pé.

No dia 09, o CEA sediou a reunião extraordinária do Conselho Gestor APA Lageado. Entre 15 e 19 de setembro a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, em período integral, a formação dos novos professores da Rede Municipal de Ensino –Reme.

No dia 17, o CEA Polonês recebeu a visita dos alunos da escola CEAPE que, após assistirem filme sobre o tema “A importância da água” e palestra sobre “Ciclo Hidrológico”, também tiveram a oportunidade de conhecer a Casa Sustentável e a trilha ecológica, momento onde os alunos puderam vivenciar, às margens do córrego, a realidade local. Já no dia 24, o local foi sede da 25ª Reunião Ordinária Fórum do Lixo e Cidadania, na ocasião, houve a eleição para a nova Diretoria Executiva e de Comissões para o biênio 2014/2016.

O CEA tem agenda permanente de visitas escolares, além de promover, realizar e sediar atividades e eventos ligados à temática ambiental.

Serviço: o CEA Polonês está localizado na Rua Corveta, 141, Bairro Carandá Bosque. Mais informações pelo telefone 3314-9051.


Joana Lima e Katia Tavares DRT/MS 325