sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CEA Polonês comemora um ano com entrega premiação da Gincana Ecológica


Na data em que o Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini (CEA Polonês) comemorou um ano do início de suas atividades, 30 de agosto, como parte das festividades foram entregues os prêmios às escolas vencedoras da Gincana Ecológica, promovida pelo CEA Polonês.

As três ecolas melhores colocadas no ranking recebem prêmios
O evento aconteceu na tarde de ontem, no gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e as premiações foram entregues pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, que parabenizou os alunos e destacou a forma de praticar a educação ambiental oferecida pelo município “Parabéns aos alunos e às escolas que visitaram e participaram da gincana. Nossa secretaria está sempre de portas abertas às escolas. Nos CEA’s nós buscamos destacar a política ambiental desenvolvida pela Prefeitura e os conceitos de educação ambiental. Todo esse aprendizado fica mais fácil quando é feito em um local que pode exemplificar essa realidade, assim como são os CEA’s”.

Cristaldo com representantes da escola Maestro João Correia Ribeiro
O secretário anunciou que em setembro mais um Centro de Educação Ambiental, o terceiro em Campo Grande, será inaugurado. Atualmente, a Capital conta com dois CEA’s. O primeiro a ser inaugurado foi o CEA Polonês, localizado no Carandá Bosque e o segundo é o CEA Imbirussu, no complexo Imbirussu-Serradinho.

A gincana é realizada semestralmente, entre os alunos do 8° e 9° do ensino fundamental e os alunos do ensino médio, onde são apresentadas atividades e questionamentos sobre questões ambientais. A cada acerto a escola acumula pontos e vai para o ranking. Ao final do semestre as três escolas com melhor pontuação são premiadas.

Cristaldo com representates da escola Prof. Clarinda Mendes de Aquino
A escola campeã na gincana recebe uma fábrica para a reciclagem de papéis e oficina para capacitação deste processo; a segunda colocada recebe cinco oficinas voltadas à reciclagem, que serão ministradas na própria escola e a terceira colocada receberá uma coletânea de filmes sobre educação ambiental. Todas as escolas também receberam livros sobre educação ambiental.

A Escola Estadual Professora Clarinda Mendes de Aquino, no Jardim Petrópolis, foi a campeã da gincana, com a soma de 4.550 pontos, a segunda colocada foi a Escola Estadual Hércules Maymone, com a soma de 4.470 pontos, no Itanhangá e a terceira colocada foi a Escola Municipal Maestro João Correia Ribeiro, no Jardim Campo Novo, com 4.445 pontos.

Cristaldo com representantes da escola Hércules Maymone
Esta é apenas uma das inúmeras atividades promovidas no local, cujo objetivo é contribuir para a promoção e apoio ao processo de educação ambiental em Campo Grande. As ações realizadas no CEA Polonês são mantidas por meio de parceria com a construtora Rossi e a concessionária do serviços de energia elétrica Enersul.

O CEA Polonês oferece agenda permanente de visitas escolares, além de promover, realizar e sediar atividades e eventos ligados às questões ambientais.

  
Katia Tavares
DRT/MS 352


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Referência em educação ambiental, CEA Polonês comemora um ano de atividades

O Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini, o CEA Polonês, completa nesta quinta-feira, 30 de agosto, um ano de atividades.


Visita a Casa Sustentável
Por entre o espaço verde e as trilhas ecológicas do local, já passaram mais de 150 escolas, projetos e alunos de graduação. Crianças, jovens e adultos cada vez mais preocupados com as questões ambientais, encontram no CEA, um aliado para reflexões sobre o meio ambiente.

Com uma estrutura completa, que conta com auditório, espaço multiuso, trilha ecológica, espaços de convivência, entre outros, o CEA Polonês, além das visitas, também recebe frequentemente eventos ligados ao meio ambiente.

Marcos Cristaldo, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, destaca a importância da educação ambiental “O centro de educação ambiental é um espaço importante para disseminarmos as políticas ambientais do município. Aqui apresentamos e exemplificamos os conceitos de educação ambiental. Percebemos que a consciência ambiental da população está mudando, logicamente que é um trabalho lento, porém fundamental. O envolvimento e participação das escolas, com visitas ao CEA, crescem cada vez mais, este é um público que fomenta a educação ambiental”.

O CEA Polonês busca sempre inovações em seu espaço e atividades, para tornar cada vez mais acessível e atrativo os ensinamentos ambientais. Os resultados de um ano de trabalho e dedicação são visíveis a cada visita. À sombra das árvores e às margens do córrego Sóter, as sementes da educação ambiental são plantadas.

Para comemorar a data, o CEA recebeu alunos do oitavo ano da Escola Municipal Nagen Jorge Saad com bolo e decoração ecologicamente correta, feita a partir de materiais que seriam descartados.






Assessoria Semadur

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Moda e Sustentabilidade


A palavra da moda é sustentabilidade e a própria moda tem refletido das maneiras mais diversas; seja através da substituição de certos materiais por outros, durante a fabricação de um acessório ou de uma peça de roupa; da reciclagem de materiais na produção de itens ou na customização e posterior reaproveitamento de um jeans.
Muito se fala na mídia da linha eco-friendly; tintas que não desbotam e que é fabricada através de procedimentos menos danosos ao meio ambiente. Mas agora o assunto são os bazares, brechós. e roupas recicladas.
Indumentárias de segunda mão está na moda. A novidade vinda da Europa são as grifes vendendo peças usadas de seus próprios estoques. No Brasil a moda ainda não pegou, mas os bazares e os brechós virtuais têm-se popularizado a cada ano
Nos últimos anos, as indústrias têm procurado meios de produção menos impactantes e utilizado materiais mais duráveis, cuja produção polua menos. A onda eco-fashion, como vem sendo chamada, tem chamado a atenção de grandes empresas e grifes de renome. A preocupação com a qualidade e na produção com os menores ônus para o meio ambiente enseja a tomada de postura por parte dos donos de grandes fábricas.

Clique aqui e veja as fotos do seu colégio.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

No Dia Nacional do Campo Limpo alunos de escolas rurais da Capital são orientados como descartar corretamente vasilhames

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde sua 1ª edição, mais de 600 mil pessoas participaram do Dia Nacional do Campo Limpo em todo o país. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV e seus associados fabricantes de defensivos agrícolas e entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais. 

Realizada há sete anos em todo o país, a comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo reúne os envolvidos no Sistema Campo Limpo, entre eles o Instituto Nacional de Processamento de embalagens vazias (inpEV), instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material, e a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultado desse sistema. 

Para marcar o Dia Nacional do Campo Limpo, a central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Campo Grande, que é gerenciada pela Associação Campo Grandense das Revendas Agrícolas (Acra), realizou na semana passada (sexta-feira 17), no CEA Polonês (Centro de Educação Ambiental) Leonor Reginato Santini, atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente. O evento contou com a visita de escolas rurais como a Escola Municipal Darthesy Novaes Caminha, E.M. Professora Ana Lúcia, entre outras com alunos do 4° ao 5° ano que desde muito cedo acompanham os pais nos trabalhos no campo e com a presença da Policia Ambiental que apresentou palestras de conscientização ambiental e teatro.
Vanessa Albuquerque

Crianças assistindo apresentação de fantoches

 CEA Polonês


sábado, 11 de agosto de 2012

Empresa incubada fabrica mil sacolas com material reciclável

Começou no dia 07.08 em Campo Grande, o Fórum de Educação Ambiental, promovido pelo governo do Estado e entregou aos participantes mil sacolas fabricadas pela empresa Campo Grande à Tiracolo pertencente a Incubadora Municipal Zé Pereira/Sedesc.
A empresa começou a produzir as bolsas carteiras no último mês de janeiro e para confecção desse material foram utilizados aproximadamente mil e duzentos metros de lona de banner.
Segundo a proprietária da empresa, Monique Klein, esses banners são doados por colaboradores e, muitos doadores são fixos como a empresa Artcom. “Essa foi uma grande oportunidade de mostrar que empresas incubadas podem crescer se houver um investimento no potencial dos pequenos empreendedores”. Costurar mil bolsas foi um grande desafio, mas a nossa equipe realizou o pedido com sucesso, estamos realizadas “afirmou Monique”.  Neste Fórum será definida a política de Educação Ambiental do Mato Grosso do Sul e as palestras estão acontecendo até a próxima quinta-feira, na Universidade Católica Dom Bosco.  
Também houve as visitas ao Centro de Educação Ambiental –Leonor Reginato Santini, nos dias 07 e 08, no qual foi apresentado todo processo da educação sobre o meio ambiente com as crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Celular da Motorola feito de garrafas plásticas

A Motorola acaba de lançar um novo  celular ecologico, o MOTOTM W233 Eco é o primeiro celular do mundo feito com plástico reciclado.. Tem até uma carinha eco!
Embalagem e manual também são eco-responsáveis,produzidos a partir de papel reciclado. O aparelho tem 25% da sua estrutura externa feita a partir de garrafas plásticas, e bateria com  com até nove horas de conversação. É também o primeiro telefone do mundo que traz o certificado CarbonFree.
Por meio de uma parceria com a Carbonfund.org™, a Motorola compensará todo carbono emitido na fabricação, distribuição e uso do celular com investimentos em projetos de preservação, reflorestamento e energia renovável. No Brasil, os recursos serão destinados para um programa de tratamento de água, localizado em Vargem Bonita (SC). Este processo prevê a coleta do gás metano durante o tratamento de efluentes, evitando que o mesmo seja emitido para o meio ambiente e, desta forma, diminuindo o impacto do aquecimento global.

O direito absoluto de meninas e meninos à vida traduz o comprometimento necessário da sociedade em geral com o meio ambiente.

Participação infantoadolescente


Crianças, adolescentes e jovens também tem desenvolvido ações próprias relacionadas às questões ambientais. Cada vez mais grupos de temática socioambiental tem dedicado aos mais jovens lugares de destaque na discussão ambiental. É o caso da Youth Blast, evento que precedeu a Rio+20, e de onde jovens e adolescentes discutiram propostas para serem levadas ao evento principal.
Os temas tratados desde a infância, em especial, no ambiente escolar, ganham um novo olhar sobre estas questões e assim termos como consumo consciente, reaproveitamento de recursos e desenvolvimento rural sustentável passa a fazer parte do discurso de crianças e adolescentes de todas as idades.

Clique aqui e veja as fotos do seu colégio.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CEA recebe evento de abertura oficial da programação de aniversário dos 113 anos de Campo Grande


Nesta manhã, mais de 100 pessoas que atuam como lideranças dos 74 bairros de Campo Grande estiveram reunidas no Centro de Educação Ambiental Leonor Reginato Santini - CEA Polonês, com o prefeito Nelson Trad Filho, para conhecer a programação de aniversário dos 113 anos de Campo Grande, cuja agenda terá início nesta terça-feira (1°) com o lançamento da Incubadora Tecnológica Estrela Dalva. O evento será às 14h, na rua Marquês de Leão, 1.214, bairro Estrela Dalva.

Ao todo, estão programados mais de 200 eventos entre inaugurações de obras, assinaturas de ordens de início de serviços, entrega de mais de 20 academias ao ar livre, além de uma extensa programação cultural e de lazer, como o show de Michel Teló, no dia 26 de agosto, data em que a cidade completa 113 anos.

Antes de apresentar os eventos, cujo investimento supera os R$ 200 milhões, Nelsinho aproveitou para agradecer às lideranças das sete regiões urbanas da cidade, o empenho e contribuição para com a administração municipal. “Vocês são fundamentais para que possamos alcançar o patamar em que Campo Grande se coloca hoje. Ninguém consegue dirigir uma cidade sem a participação da população. Junto com o poder público, são vocês quem sonham, acreditam e fazem as coisas acontecerem. Desde o início da nossa primeira gestão, priorizamos a política de administrar junto dos líderes de bairros, que são a voz das comunidades e nos apresentam com responsabilidade as prioridades para cada setor. Isso funciona e prova disto é o desenvolvimento acelerado que atingimos. Campo Grande hoje se destaca na área da educação, saúde, lazer e muitas outras”, afirmou o prefeito.

Segundo o prefeito, todos os anos a Prefeitura promove, no período de aniversário da cidade, uma pesquisa de satisfação com a população em relação à administração municipal. Durante o evento, Nelsinho anunciou que os números deste último levantamento superaram as expectativas. “Foram mais de 90% da população que aprovaram a nossa administração e afirmaram que Campo Grande é a melhor cidade par se viver. Essa constatação nos dá orgulho por saber que estamos no caminho certo”, declarou o chefe do Executivo Municipal.
José Arantes de Souza, liderança da Região Urbana do Anhanduí, disse que a região aprova a atual administração. “Desde o início da gestão do prefeito Nelsinho, nossa região tem sido bem assistida. Recebemos diversas obras e sabemos que precisamos dar prioridade. Temos a consciência de que as coisas, infelizmente, não funcionam de imediato por conta de recursos que precisam ser viabilizados. Mas relacionamos o que é mais importante e, dentro desse critério, a Prefeitura nos auxilia muito bem”, disse.

Outra liderança, da Região Urbana do Imbirussú, o presidente da associação de moradores da Vila Almeida, João Neudo, disse que aquela região é grata ao prefeito pelo trabalho que executou e que possibilitou, nos últimos anos, a transformação dos bairros que fazem parte daquela região. “Só o Parque Linear já responde. Posso citar também a revitalização da Duque de Caxias, da Julio de Castilho. Enfim, a Prefeitura cumpre todos os compromissos que tem feito e ganhamos muito com isso”, considera Neudo.

Já a presidente do Parque Dalas, Mariceia Ferreira, que faz parte da Região Urbana do Bandeira, disse que a região foi beneficiada, principalmente em infraestrutura urbana. “Recebemos asfalto, obras de drenagem e existem outras já encaminhadas pelo prefeito. Sabemos da responsabilidade do Nelsinho em atender aquilo a que se propõe e neste sentido não temos do que reclamar. Ele fala e faz e a cidade só tem a ganhar com isso”, afirmou Mariceia.

Estiveram presentes à solenidade, além dos líderes comunitários, todos os titulares das secretarias e fundações do Município e o secretário de Estado de Habitação, Carlos Marun.

Eliza Moreira
DRT/MS 106