sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

“Verdurão” estará na Escola Pe. Tomaz Ghirardelli na próxima segunda-feira


Na próxima segunda-feira (27), o prefeito Nelson Trad Filho inicia a entrega de kits escolares para cerca de 100 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme). Às 9h, quando Nelsinho estará na Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, no bairro Dom Antonio Barbosa, será aberta a programação do Ônibus de Orgânicos, chamado de “Verdurão”.

O veículo foi adaptado para receber a produção com gôndolas, vaporizador e outros itens de segurança que deverão proporcionar a conservação dos produtos oferecidos. A capacidade de armazenamento do “Verdurão” é de sete mil quilos de legumes, verduras e frutas que serão vendidos pelos agricultores do projeto “Agricultura Familiar”, apoiado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e do Agronegócio (Sedesc).

A proposta do projeto é proporcionar aos alunos da Reme noções consistentes de educação ambiental, ressaltando ainda a importância de que sejam divulgadas na sala de aula mais informações sobre a produção de alimentos orgânicos, bem como os benefícios do seu consumo.

O prefeito Nelson Trad Filho avaliou o projeto como um ponto de partida para mudança de hábitos de alimentação e uma forma de “drenar” a produção de orgânicos. “A visita do ônibus batizado de “Verdurão” irá proporcionar um ponto de encontro para a comunidade ter acesso a produtos alimentícios de qualidade e com preços acessíveis e, ao mesmo tempo, mostrar as vantagens de consumir produtos saudáveis, oferecendo assim uma aula completa de educação ambiental”, analisou Trad.

Como funcionará – Além de terem acesso a informações sobre produção de alimentos orgânicos e sua importância para uma boa saúde, a população do entorno da escola onde o “Verdurão” terá oportunidade de adquirir os produtos que forem comercializados no veículo.

Serviço: A Escola Municipal Padre Thomaz Ghirardelli está localizada na rua Lúcia dos Santos, s/n, Dom Antonio Barbosa.

Fonte/Autor: CG Notícias/Aline Oliveira MTB 044/MS





quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ver, ouvir, sentir... Amar!


Eu acredito que a Educação Ambiental deva causar fascinação nas pessoas e despertar amor pela natureza. No entanto, para que isto aconteça é preciso não somente ouvir, mas também ver e sentir. É por meio deste contato que percebemos que somos muito mais que espectadores, mas parte da natureza, despertando assim o desejo de cuidá-la.

Em geral quando se fala em meio ambiente, é bastante comum enfatizar os aspectos negativos da ação do ser humano e suas consequências, embora às vezes seja necessário para traçar novos rumos e buscar melhorias, é importante entender que temos a necessidade de contemplar e nos inspirar na beleza que nos cerca. Deste modo, passamos a nos sensibilizarmos com as questões ambientais e a ter atitudes que preservem o nosso planeta.

O Centro de Educação Ambiental – CEA Polonês vem de encontro a isto, proporcionando a integração entre teoria e prática. É um espaço que promove a vivência da comunidade com a natureza, onde é possível ver, ouvir e sentir. É um local aberto a população, promovendo o diálogo, não somente sobre os aspectos ambientais, mas, sociais, culturais e econômicos, além de respeitar as peculiaridades locais.

Participei de uma palestra ministrada aos recicladores que trabalham no lixão e percebi que o CEA Polonês serve como apoio e fomento para outros projetos, como por exemplo, a coleta seletiva (implantada) e o a usina de triagem (a ser implantada). Sendo assim, é referencial de cidadania e difusão de novos hábitos, projetando Campo Grande para o desenvolvimento sustentável.

Possui também uma metodologia dinâmica que atende a diversos públicos, como por exemplo, escolas, universidades e outros segmentos da sociedade... Isso é inclusão. Enfim, é um espaço de novas ideias e atitudes que nos servem como exemplo para olharmos com uma perspectiva positiva para o futuro.

Embora, muitas vezes o ser humano agrida seu próprio meio, ainda existem pessoas que se preocupam com o planeta e buscam transformá-lo em lugar melhor de ser viver. O CEA Polonês é um lugar assim, de pessoas que com suas atitudes nos convidam a semear o que há de melhor em nós.






  
Depoimento de Noemi Amaral de Andrade, 
Assistente Social e pós-graduanda em gestão ambiental

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CEA Polonês volta as suas atividades


O Centro de Educação Ambiental – CEA Polonês voltou as suas atividades neste mês, e tem como objetivo contribuir para a promoção e apoio ao processo de educação ambiental em Campo Grande.
Para o público estudantil, alunos do ensino fundamental e médio; o foco é ofertar uma aula de educação ambiental com foco na conscientização ambiental e sustentável, um dia de aula diferente, onde são desenvolvidas várias atividades, dentre elas gincanas, teatro, oficinas, trilha ecológica.

Atividades voltadas para alunos da educação infantil e ensino fundamental

As visitas para esse público acontecem nas segundas e terças-feiras no período matutino e vespertino. Os educadores ambientais Lucilene Bigatão e Nereu Rios são os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades durante as visitas, que inclui a orientação pelas trilhas do CEA e apresentação teatral.
Os visitantes são recebidos na sombra da árvore mais antiga do local, uma figueira quase centenária. Conhecem um pouco sobre história da área do CEA e refletem sobre as práticas adotadas pela população que estão levando à escassez dos recursos naturais, tornando necessária a criação de centros de educação ambiental.
São desenvolvidas diversas dinâmicas, que variam de acordo com a faixa etária, que levam à reflexão da importância das árvores para os seres humanos, pássaros, animais, qualidade de vida nas cidades e para manutenção do equilíbrio no planeta. Os alunos ficam sabendo dos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Semadur e como podem colaborar para tornar Campo Grande cada vez mais verde.
Na sequência, as atividades proporcionam uma reflexão sobre o lixo. Os alunos são incentivados a participar do programa de coleta seletiva desenvolvido pela Prefeitura, separando o lixo em casa e levando a um dos pontos do Local de Entrega Voluntária – LEV.
Em seguida, é servido um lanche saboroso e nutritivo. Após o lanche, os visitantes se encaminham para o auditório para assistir a peça de teatro de bonecos “Depende de nós”. A história resume de maneira lúdica e divertida os conteúdos trabalhados durante a visita.
Depois de uma pequena avaliação de alunos e professores, todos se dirigem para a sombra da figueira, onde a visita começou, para tirar uma foto junto com os mascotes do CEA - Florinha, Limpinho e Reciclão. Os estudantes ganham alguns folhetos explicativos e retornam para a escola, sensibilizados com a necessidade de mudanças de hábitos.

Atividades voltadas para alunos do ensino médio

As visitas de alunos das escolas do ensino médio, oriundos de escolas públicas e particulares, acontecem todas as quartas e quintas-feiras nos períodos matutinos e vespertinos. Os alunos realizam diversas atividades acompanhadas pelos educadores ambientais Mara Calvis e Heitor Simões, dentre elas, a gincana ecológica.
A Gincana é um tipo de competição divertida que coloca à prova as habilidades mentais ou físicas dos membros de duas ou mais equipes. Esta técnica é utilizada no CEA Polonês para que os alunos confiram os seus conhecimentos na área ambiental.
Ao término da gincana será declarado campeão a equipe contabilizar o maior número de pontos. Os pontos totais de todas as equipes comporão o ranking de competição entre as escolas que participarem. A informação será divulgada no blog do CEA Polonês e semestralmente a escola com maior pontuação será premiada.
Assim, a gincana é um meio lúdico de aprendizagem, que proporciona aos participantes além de diversão a construção de conhecimentos a respeito dos temas ambientais.
Empresas e outras instituições públicas também podem utilizar o espaço do CEA para promover palestras, encontros, reuniões e cursos sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. Para mais informações é só entrar em contato através do telefone 3313-9051.

Katia Tavares
DRT/MS 352