segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CEA Polonês volta as suas atividades


O Centro de Educação Ambiental – CEA Polonês voltou as suas atividades neste mês, e tem como objetivo contribuir para a promoção e apoio ao processo de educação ambiental em Campo Grande.
Para o público estudantil, alunos do ensino fundamental e médio; o foco é ofertar uma aula de educação ambiental com foco na conscientização ambiental e sustentável, um dia de aula diferente, onde são desenvolvidas várias atividades, dentre elas gincanas, teatro, oficinas, trilha ecológica.

Atividades voltadas para alunos da educação infantil e ensino fundamental

As visitas para esse público acontecem nas segundas e terças-feiras no período matutino e vespertino. Os educadores ambientais Lucilene Bigatão e Nereu Rios são os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades durante as visitas, que inclui a orientação pelas trilhas do CEA e apresentação teatral.
Os visitantes são recebidos na sombra da árvore mais antiga do local, uma figueira quase centenária. Conhecem um pouco sobre história da área do CEA e refletem sobre as práticas adotadas pela população que estão levando à escassez dos recursos naturais, tornando necessária a criação de centros de educação ambiental.
São desenvolvidas diversas dinâmicas, que variam de acordo com a faixa etária, que levam à reflexão da importância das árvores para os seres humanos, pássaros, animais, qualidade de vida nas cidades e para manutenção do equilíbrio no planeta. Os alunos ficam sabendo dos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – Semadur e como podem colaborar para tornar Campo Grande cada vez mais verde.
Na sequência, as atividades proporcionam uma reflexão sobre o lixo. Os alunos são incentivados a participar do programa de coleta seletiva desenvolvido pela Prefeitura, separando o lixo em casa e levando a um dos pontos do Local de Entrega Voluntária – LEV.
Em seguida, é servido um lanche saboroso e nutritivo. Após o lanche, os visitantes se encaminham para o auditório para assistir a peça de teatro de bonecos “Depende de nós”. A história resume de maneira lúdica e divertida os conteúdos trabalhados durante a visita.
Depois de uma pequena avaliação de alunos e professores, todos se dirigem para a sombra da figueira, onde a visita começou, para tirar uma foto junto com os mascotes do CEA - Florinha, Limpinho e Reciclão. Os estudantes ganham alguns folhetos explicativos e retornam para a escola, sensibilizados com a necessidade de mudanças de hábitos.

Atividades voltadas para alunos do ensino médio

As visitas de alunos das escolas do ensino médio, oriundos de escolas públicas e particulares, acontecem todas as quartas e quintas-feiras nos períodos matutinos e vespertinos. Os alunos realizam diversas atividades acompanhadas pelos educadores ambientais Mara Calvis e Heitor Simões, dentre elas, a gincana ecológica.
A Gincana é um tipo de competição divertida que coloca à prova as habilidades mentais ou físicas dos membros de duas ou mais equipes. Esta técnica é utilizada no CEA Polonês para que os alunos confiram os seus conhecimentos na área ambiental.
Ao término da gincana será declarado campeão a equipe contabilizar o maior número de pontos. Os pontos totais de todas as equipes comporão o ranking de competição entre as escolas que participarem. A informação será divulgada no blog do CEA Polonês e semestralmente a escola com maior pontuação será premiada.
Assim, a gincana é um meio lúdico de aprendizagem, que proporciona aos participantes além de diversão a construção de conhecimentos a respeito dos temas ambientais.
Empresas e outras instituições públicas também podem utilizar o espaço do CEA para promover palestras, encontros, reuniões e cursos sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. Para mais informações é só entrar em contato através do telefone 3313-9051.

Katia Tavares
DRT/MS 352

Nenhum comentário:

Postar um comentário